Em data de 3 de outubro de 1997, um grupo de 41 advogados que se estabeleceram e atuavam à época na cidade de Arapongas, mas ainda pertenciam a Subseção de Apucarana da OAB/PR, se uniu para reivindicar a criação da Subseção de Arapongas. Naquele momento a petição foi encaminhada ao então presidente da Subseção de Apucarana, Edson Carlos Pereira, que prontamente solicitou a criação desta Subseção de Arapongas junto ao presidente Alfredo de Assis Gonçalves Neto, presidente da Seccional da OAB/PR.

Recebida a petição no dia 23 de outubro de 1997, prontamente o presidente Alfredo de Assis Gonçalves Neto da Seccional da OAB/PR, deferiu a imediata formação da comissão prevista no artigo 117 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil.

Tal comissão foi formada pelos conselheiros Celso Antonio Rossi, Alberto de Paula Machado e Ramez Amin, a fim de averiguar a viabilidade da criação da Subseção de Arapongas. Fora nomeado como presidente da comissão especial Celso Antonio Rossi, que em 8 de dezembro de 1997, após verificar que haviam os requisitos para a criação da Subseção de Arapongas, se manifestou com parecer favorável, inclusive requerendo eleições urgentes, uma vez que as eleições das demais subseções já haviam ocorrido.

Em 15 de Novembro de 1997, o Conselho Pleno da OAB/PR deferiu a criação da Subseção de Arapongas, incluindo na sua abrangência os Municípios de Munhoz de Melo e Sabaudia, todavia, após a primeira eleição, permaneceu pertencendo a Subseção de Arapongas/PR apenas o Munícipio de Sabaudia.

Assim, em 15 de dezembro de 1997 fora criada a Subseção de Arapongas, sendo que em 6 de janeiro de 1998 foi publicada a criação desta subseção, que passou a ter autonomia em todos os seus atos.

Em 13 de Fevereiro de 1998, o Conselho Pleno da OAB/PR aprovou a realização de eleição para a formação da Diretoria da Subseção de Arapongas, sendo marcada a primeira eleição para a data de 13 de maio de 1998.

Compuseram a Comissão Eleitoral para fiscalizar as eleições Carlos Fernando Costa de Castro, Mauricio Sagboni Montanha Teixeira, José Carlos Dantas Pimentel, José Roberto Sperandio, Luiz Alberto Rego Barros e Subcomissão composta pelos Subcomissários Brandizio Dário, Claudemir Aparecido Magri, Cleonice Cangussú Dantas e delegados Eder Luiz Davi e Giberto Rizzotti.

A primeira eleição teve o registro de apenas uma chapa, composta pelos advogados e cargos que compuseram: Presidente: Elton Luiz de Carvalho – Vice-Presidente: José Manoel Garcia Fernandes – Secretário: Dirceu de Almeida Resende – Secretário Adjunto: Vanderlei Carlos Sartori – Tesoureiro: Luiz Alberto Yokomizo.

Compareceram para votar 62 advogados, havendo 51 votos a favor, 6 brancos e 5 nulos. Assim, em 19 de maio de 1998, estava eleita a primeira diretoria da Subseção de Arapongas.